cozinha

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Indicações úteis!

Boa tarde!!!

A partir de hoje irei partilhar convosco algumas coisas que acho que são muito úteis...

Irei vos falar das características e da utilização das Ervas Aromáticas e Especiarias:


  • Apanhe as ervas aromáticas pouco antes de as utilizar, pois murcham rapidamente. No entanto, se as guardar num frasco fechado ou num saco de plástico na gaveta inferior do frigorífico, mantêm-se frescas mais de 1 semana. As ervas secas e as especiarias conservam-se cerca de 6 meses, mas é sempre preferível comprá-las em pequenas quantidades e guardá-as em recipientes bem fechados em local fresco e seco.
  • Cheire-as de vez em quando para se certificar de que não perderam o aroma, pois isso significaria que também teriam perdido o sabor. 
  • Como as ervas frescas têm um sabor mais delicado do que as secas, as quantidades devem ser ajustadas de acordo com cada receita. Regra geral, 1 colher de sopa de ervas secas equivale a 3 colheres de sopa de ervas frescas.


Açafrão: estames secos ou moídos. Cor de laranja vivo, aroma forte e sabor agradável, ligeiramente agradável. É utilizado em pratos de aves, peixe e marisco, também no arroz e em bolos...


Alecrim: ramos frescos ou secos com folhas em forma de agulha, de aroma a chá e sabor agridoce. É utilizado em pratos de carne, especialmente borrego, e com alguma caça, em recheio e marinadas com legumes e para enfeitar saladas e pães...


Louro: folhas inteiras(sem nervura central), frescas ou secas, ou moídas, com sabor forte (especialmente se a folha for esmigalhada). É utilizada em pratos de carne e frango, particularmente em guisados e assados, em pratos de peixe e legumes, em pickles e recheios de aves e carnes...


Tomilho:  folhas frescas ou secas e moídas, com sabor forte e aromático. É utilizado em pratos de carne e aves, em sopas, recheios e molhos para saladas, com cenouras, cebolas e cogumelos...


Espero que gostem!!





sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Bolo do Caco!

bolo do caco é um pão de trigo típico da região da Madeira que pode ser encontrado tanto na ilha da Madeira como na ilha do Porto Santo. É consumido como entrada, acompanhamento ou como iguaria principal.

É confeccionado com farinha de trigo, fermento, água e sal. Com estes ingredientes, é feita uma massa, que deve fermentar durante três dias. Findo este período, são formadas bolachas com cerca de 3 cm de espessura e pelo menos um palmo de diâmetro. A cozedura tradicional é feita sobre uma pedra de basalto, devidamente aquecida para o efeito, até atingir uma temperatura escaldante. Hoje, é possível adquirir placas de cimento, que podem substituir a pedra antiga na cozedura. O bolo é colocado sobre a pedra e é cozido até adquirir uma crosta fina, ligeiramente queimada. Em seguida, é virado, para que fique cozido em ambos os lados.

Pode ser consumido quente, como entrada de uma refeição, barrado com manteiga de alho a derreter, ou mesmo como iguaria principal.


Hoje deixo aqui a versão do bolo do caco feito na bimby, não dá tanto trabalho e fica muito saboroso (:


Ingredientes:

70gr de batata doce
300gr de água
1 dente de alho 
250gr de farinha
1 colher de café de sal
1 saqueta de fermento fermipan


Preparação:

Descasca-se e coze-se a batata doce com 200gr de água durante 25 min/100ºC/vel.1.
Quando cozido, escorre-se bem a água e reduz-se em puré 30seg/vel.4
Adiciona-se o fermento, a água, o dente de alho e o sal, e programe 1/2min/50ºC/vel.2
Junte a farinha e programe 30seg/vel.6
Retira-se a massa do copo, amassa-se mais um pouco e deixa-se levedar cerca de 30 minutos.Forme bolas achatadas com cerca de 1cm de espessura e diâmetro a gosto. 
De seguida ponha no forno a lenha e vire a meio da cozedura, pois só assim ficaram com o aspecto desejado.

Bom Apetite!


kitchen1