cozinha

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Bolo do Caco!

bolo do caco é um pão de trigo típico da região da Madeira que pode ser encontrado tanto na ilha da Madeira como na ilha do Porto Santo. É consumido como entrada, acompanhamento ou como iguaria principal.

É confeccionado com farinha de trigo, fermento, água e sal. Com estes ingredientes, é feita uma massa, que deve fermentar durante três dias. Findo este período, são formadas bolachas com cerca de 3 cm de espessura e pelo menos um palmo de diâmetro. A cozedura tradicional é feita sobre uma pedra de basalto, devidamente aquecida para o efeito, até atingir uma temperatura escaldante. Hoje, é possível adquirir placas de cimento, que podem substituir a pedra antiga na cozedura. O bolo é colocado sobre a pedra e é cozido até adquirir uma crosta fina, ligeiramente queimada. Em seguida, é virado, para que fique cozido em ambos os lados.

Pode ser consumido quente, como entrada de uma refeição, barrado com manteiga de alho a derreter, ou mesmo como iguaria principal.


Hoje deixo aqui a versão do bolo do caco feito na bimby, não dá tanto trabalho e fica muito saboroso (:


Ingredientes:

70gr de batata doce
300gr de água
1 dente de alho 
250gr de farinha
1 colher de café de sal
1 saqueta de fermento fermipan


Preparação:

Descasca-se e coze-se a batata doce com 200gr de água durante 25 min/100ºC/vel.1.
Quando cozido, escorre-se bem a água e reduz-se em puré 30seg/vel.4
Adiciona-se o fermento, a água, o dente de alho e o sal, e programe 1/2min/50ºC/vel.2
Junte a farinha e programe 30seg/vel.6
Retira-se a massa do copo, amassa-se mais um pouco e deixa-se levedar cerca de 30 minutos.Forme bolas achatadas com cerca de 1cm de espessura e diâmetro a gosto. 
De seguida ponha no forno a lenha e vire a meio da cozedura, pois só assim ficaram com o aspecto desejado.

Bom Apetite!


1 comentário:

kitchen1